quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Adolf Hitler



Nascido em Braunau am Inn a 20 de Abril de 1889 numa família austríaca da pequena burguesia, o seu pai era um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha. Hitler não consegui realizar o seu sonho de juventude : entrar para a Academia de Belas-Artes..
Levou, em seguida, uma existência mais ou menos marginal, até ser admitido no Exército alemão.
Participou com o posto de cabo, na 1ª Guerra Mundial, tendo sido ferido em combate. Em 1921 assumiu a chefia da Partido Nacional-Socialista e colaborou, logo em 1923, numa tentativa de tomada do poder Adolf Hitler foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães também conhecido por Nazi por oposição aos sociais-democratas, os Sozi), chanceler e, posteriormente, ditador alemão.
Hitler era canhoto (ou ambidestro segundo algumas fontes), sofria de fotofobia, era vegetariano (segundo algumas fontes apenas na fase terminal da vida, por conselho médico), abstémio e falava um alemão com sotaque típico dos subúrbios de Viena. Hitler não suportava que fumassem em sua presença, considerava a caça uma matança da fauna inocente.
As suas teses racistas e anti-semitas e os seus objectivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta). No período da sua ditadura os judeus e outros grupos minoritários considerados "indesejados", como Testemunhas de Jeová, eslavos, polacos, ciganos, negros, homossexuais, deficientes físicos e mentais, foram perseguidos e exterminados no que se convencionou chamar de Holocausto. Hitler seria derrotado apenas pela intervenção externa dos países aliados no prosseguimento da Segunda Guerra Mundial, que conduziu à morte de um total estimado em 50 ou 60 milhões de pessoas. Cometeu suicídio no seu Quartel-General (o Führerbunker), em Berlim, a 30 de Abril de 1945, com o Exército Soviético a poucos quarteirões de distância.

Sem comentários: